terça-feira, 3 de maio de 2011

Editorial de Moda Born Again

Born Again é antes de mais nada inspirado em liberdade pessoal e revolta social, envolvendo outras inúmeras simbologias e significados, milimetricamente pensados e colocados em elementos do cenário, das roupas, das maquiagens e da edição fotográfica.




A escolha do titulo parte tanto do lado conceitual quanto da parte comercial das fotos, insinuando o renascimento dos modelos como pessoa após o choque de realidade que eles vivem durante o processo, e o renascimento das peças utilizadas nas fotos por serem peças velhas e esquecidas no fundo do guarda roupa, que levam uma cara nova após passarem por uma repaginação, logo, “nascendo de novo”.
 O sentido geral das fotos gira em torno do contexto de que “As pessoas têm que disfarçar sua personalidade para serem aceitas”, um tema que abrange grande parte dos adolescentes nos dias de hoje, ainda mais em Maceió que é uma cidade conservadora e de cabeça pequena.  Os modelos interpretam personagens do nosso dia a dia, pessoas que escondem sua verdadeira personalidade embaixo de fantasias para serem aceitas por uma sociedade que impõe que o “diferente é errado”. Mas durante o decorrer das fotos, esses mesmos personagens se dão conta de que o que vale é viver como se achar certo, porque não existe certo ou errado, só existe o que você é e o que você não é.
Simbologias: As algemas são os principais elementos visuais utilizados nas fotos, mostrando claramente a prisão dos modelos diante do que o mundo exige deles, eles estão prendendo a sua própria personalidade. Ao mesmo tempo é uma algema frágil, de botões, e corrente fina, porque é algo que você mesmo pode quebrar, e só depende de você se libertar disso.
As caveiras pintadas nas camisetas dos modelos simboliza distinção de sexo, cor, opção sexual, estado social, etc. Quando se vê uma caveira, não se sabe se o corpo a quem ela pertenceu era de um negro, de um branco, de um pardo, de um heterossexual, de um homossexual... Só se vê a caveira, porque a de todos nós são iguais, e é isso o que resta do nosso corpo quando se morre, apenas isso.
QUEEN escrito na testa da caveira de uma das camisetas, é uma alusão ao trecho da musica Born This Way – Lady Gaga, que diz “Don’t be a drag, Just be a Queen” e a Alexander McQueen, estilista inglês que morreu no ano passado (2010). Um verdadeiro artista que mudou o sentido da moda nos últimos anos, indo além de tendências e estações, mostrando a verdadeira arte por trás dessa expressão.
O símbolo da Chanel na testa da caveira da outra camisa e os triângulos invertidos em cima. Chanel foi uma mulher revolucionaria, que mudou os cursos da moda no século passado, mas que passou muito tempo sendo incompreendida por uma sociedade que não aceitava a sua visão de guarda roupa feminino. Os triângulos, eram usados pelos nazistas na época de Hitler, para identificar homossexuais, ciganos, judeus etc. na rua e matá-los nos campos de concentração, por eles serem considerados a “raça impura”.
Jeans, por muito tempo foi visto como peça de rebeldia, e só depois começou a ser usado como peça básica de qualquer guarda roupa, por isso ele ganha uma reprodução customizada no editorial, mostrando um lado mais rebelde ainda.
Diante do tema de customização jeans, o vestido central (Desirée Conde) é apresentado como um vestido feito a base de retalhos dessas customizações, de uma forma mais sofisticada mesmo assim sem perder o ar trash das fotos. As correntes, cadeados e chaves no vestido representam a prisão da modelo diante do mundo, e os bolsos com flores do campo, mostram exatamente o contrario, que mesmo onde tudo pode parecer perdido, ainda há esperança, é que como se estivesse ocorrendo o renascimento do que parecia estar morto, a partir do brotar das flores, que pode também simbolizar a maternidade, com o inicio de uma nova geração, insinuando que a mãe dessa nova geração seria a Desiree.
Anel de arame, é uma bola de arames contorcidos presos dentro de um globo que parece ser sem fim, como se estivesse tentando proteger algo que estaria ali dentro, algo de real valor que não pode ser visto nem tocado, quem nós somos de verdade.
Tachas coladas no rosto, mostra a relação entre a roupa e o corpo do modelo, como se fosse uma coisa só, a roupa representa não só o que ele veste, e sim a personalidade dele, para tanto o principal elemento utilizado nas peças é apresentado também como elemento de make up.
Sobrancelha colorida masculina, é uma alusão ao androginismo dos anos 80 que está voltando nos dias de hoje, as sobrancelhas foram colocas com cola bastão e depois pintadas com sombra cremosa, o mesmo processo feito pelas Drag Queens ao se maquiarem.
E finalmente o maior elemento visual, o Riacho Salgadinho, o maior cenário de descaso e revolta social da cidade. Além de ser um lugar entupido de elementos revoltantes como o lixo e o cheiro, é cercado de carros, transito, barulho e o caos urbano de Maceió, não há lugar melhor para se libertar que diante de toda a sociedade. Além ter uma relação direta com os a historia vivida pelos modelos, pois da mesma forma que o salgadinho mesmo sendo uma realidade vivida por todos nós, mesmo estando nu aos nossos olhos, nós ainda tentamos apaga-lo da imagem da cidade porque não ser considerado um atrativo a quem vê de fora, da mesma forma que os “desajustados da sociedade” são apagados da mesma como se sujassem a imagem homogenia que o mundo quer passar.
Tendencias:
Batons coloridos:  vistos na maioria das passarelas mundo a fora, o batom colorido já virou tendência para aqueles mais ousados, e se encaixa perfeitamente no contexto das fotos e da idéia geral.
Cropped top: A “nova barriga de fora” deixando a mostra só o “estomago” ao invés do umbigo como era de costume, que fica coberto por uma saia de cintura alta.
Texturas nas unhas: as tachas coladas sobre o esmalte nas unhas das modelos.
Camisetas maxi: camisetas um numero maior, fizeram a cabeça dos meninos no ultimo verão, com gola e mangas cortadas.



Born Again significa tanto o renascimento dos modelos, quanto das peças em jeans que eram peças antigas, jogadas no fundo do armário e depois de passar por uma repaginada, “nasceram de novo”.

Designer e Direção geral: Antonio Castro
Fotografia e tratamento: Isadora Castro
Styling: Natália Viana
Beleza: Camila Oliveira, Mayra Alves e Virna Pereira
Assistente Geral: Leticia Góes e Virna Pereira
Modelos: Desirée Conde, Caroline Barros, Patrícia Leite, J.V Gonzales, David Andrade e Samyr Medeiros
Agradecimentos: Paulo Lobo, Flávia Matos, Beatriz Falcão e Dalila Rijo

MAIS FOTOS: